[firebase-br] Banco de Dados enorme!

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Seg Jun 20 22:36:33 -03 2005

Oi José Franco

> Fiz uma rotina para incluir imagens JPG em um campo BLOB, subtipo 0.
>
> Funcionou sem problemas, mas, embora o tamanho das imagens seja pequeno
> (entre 50 KB e 250 KB),
Se forem fotos do tipo 3x4 este tamanho médio é muito grande - 20 Kb
sria o máximo na minha opinião

o banco que antes tinha cerca de 2 MB, pulou
> para 53 MB depois que eu inclui 6 (seis!) imagens, isto é, em seis
> registros, inclui uma imagem em cada um, o que não chegou a 1,5 MB no
> total e o tamanho do banco pulou de 2 MB para 53 MB, repito.

Se você ficou testando incluir e excluir, colocou alguma imagem grande e
depois excluiu, o tamanho do banco pode ter crescido em função disto.

> Tentei eliminar as imagens para ver se o tamanho diminuia: eliminei as
> imagens dos campos mas o tamanho continuou igual.
Os SGDBs não removem espaços físicos automaticamente. É necessário que
você faça um backup/restore para isso. Porém, não se incomode com este
tipo de espaço; A menos que você esteja chegando ao limite prático do
seu Sistema Operacioanl (2GB ou 4GB para Windows), não se incomode com
isso.

> Primeiro: por que essa discrepância?
Faça um backup/restore e depoi teste novamente somente incluindo e não
excluindo para ter uma idéia mais precisa.

> Segundo: há alguma forma de fazer uma compactação do banco para eliminar
> o espaço desperdiçado?
Backup / Restore

> Em tempo, estou utilizando InterBase 7.5, IB Expert Personal Edition
> (version 2005.04.24) e Delphi 7 Professional.
Não tenho experiência com Interbase 7.5, mas acredito que seja como a
maioria neste aspecto

> Obrigado
Disponha

Aconselho que você estude alguma sub-rotina que reduza as imagens a um
tamanho máximo apropriado antes de gravar no BD. Por exemplo, aqui
reduzimos todas as fotos 3x4 a um máximo de 120x160 pixels. Isto nos dá
imagens em torno de 15 a 20 KB, independentemente do tamanho original.
Se deixar por conta do usário, ele coloca fotos de 1.2 MB e aí a coisa
fica crítica.

> José Franco Pereira Junior
[]s, Eduardo