[firebase-br] Banco de Dados enorme!

José Franco Pereira Junior jfranco em hosppeda.com.br
Seg Jun 20 22:10:48 -03 2005

Boa noite,

Fiz uma rotina para incluir imagens JPG em um campo BLOB, subtipo 0.

Funcionou sem problemas, mas, embora o tamanho das imagens seja pequeno
(entre 50 KB e 250 KB), o banco que antes tinha cerca de 2 MB, pulou para
53 MB depois que eu inclui 6 (seis!) imagens, isto é, em seis registros,
inclui uma imagem em cada um, o que não chegou a 1,5 MB no total e o
tamanho do banco pulou de 2 MB para 53 MB, repito.

Tentei eliminar as imagens para ver se o tamanho diminuia: eliminei as
imagens dos campos mas o tamanho continuou igual.

Primeiro: por que essa discrepância?

Segundo: há alguma forma de fazer uma compactação do banco para eliminar o
espaço desperdiçado?

Em tempo, estou utilizando InterBase 7.5, IB Expert Personal Edition
(version 2005.04.24) e Delphi 7 Professional.

Obrigado

José Franco Pereira Junior