[firebase-br] Segurança do banco de dados

Agostinho Francisco Barbosa agostinho em liws.com.br
Seg Jun 20 14:17:11 -03 2005

Boa Tarde a todos

Li alguns artigos relacionado ao tópico acima, mas não encontrei nada
conclusivo a respeito da segurança do banco de dados firebird contra
bisbilhoteiros de plantão, pois muito de minhas regras de negocios são
executadas via procedures direto dentro do próprio banco de dados, visto
que o servidor é uma boa maquina e que isso nao degrada a performance
dele, minhas duvidas são:

 Uso como servidor tanto Linux(redhat, Conectiva) quanto windows(XP),
como faço para que somente quem tem uma determinada senha possa abrir o
banco de dados.

Ja vi que posso mudar a senha do SYSDBA, mas o que impede que alguem
instale o firebird server em outra maquina e acesse o sistema através
dele com a senha masterkey normal?

Se alguem souber alguma maneira de proteger o banco de dados por favor
responda.

Agostinho