RES: [firebase-br] Gostaria de opniões

Carlos Arguilar carlos_arguilar em yahoo.com.br
Ter Jun 14 17:54:26 -03 2005

Lima,
vc não precisa criar um campo. Utilize por ex.: SELECT PAG.X,...PAG.N,
CLI.CLI_NOME FROM PAGTOS PAG, CLIENTES CLI WHERE PAG.PAG_COD = CLI.CLI_COD
ORDER BY CLI.CLI_NOME; (Onde PAG.X, PAG.N são campos do contas a pagar,
p.ex., clI_nome do cad clientes). Assim vc ordenará por nome. Poderá também
acrestar "collate".
Carlos Arguilar

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br
[mailto:lista-bounces em firebase.com.br]Em nome de weiner lima
Enviada em: terça-feira, 14 de junho de 2005 17:35
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: [firebase-br] Gostaria de opniões

Olá pessoal,

Gostaria de saber a opnião sobre a seguinte questão:

Utilizo FB/1.5, Delphi 7 e componentes da paleta IBX.

Pois bem, todas minhas tabelas tem entre outros, um campo <ID Integer not
null>, esse campo é a chave primária <Primary Key (ID)>.

Todas as chaves estrangeiras <Foreign Key> referencia a este campo(ID).

Tenho uma tabela de Contas a Receber onde o relacionamento com a tabela
cliente é o campo ID, portanto não tenho na tabela Contas a Receber o nome
do cliente. Tenho criado um campo Lookup para que o nome do cliente seja
visível no DBGrid (consulta para o usuário), mas quase sempre preciso
ordenar a consulta de Contas a Receber pelo nome do Cliente, o que não é
possível...

Gostaria de saber se criar um campo que receberá o nome do cliente na tabela
Contas a Receber "fica muito fora"...ou se a chave primária deveria se o
nome do cliente... ou se devo trazer a consulta de outra maneira, como Joins
p. ex. ...

a opnião de vcs mais experiente me auxiliará muito...

Desde já agradeço quem dispensar a atenção

weiner lima