Re: [firebase-br] DBExpress em projetos de médio ou grande porte.

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Jun 13 23:27:15 -03 2005

Acho que está havendo um pequeno equívoco de terminologia ao chamar o
DBExpress de engine. Engine é o próprio Firebird.
Eric Harmon escreve:
"dbExpress é a mais nova tecnologia de acesso a banco de dados da Borland,
suportado tanto por Delphi quanto por Kylix. Diversas tecnologias de acesso
a banco de dados são suportados por Delphi em versões anteriores, incluindo
BDE, ADO e IBX. (...)". O BDE é ao mesmo tempo database engine e mecanismo
de acesso, diferentemente do Jet Engine da Microsoft, que iniciou com o
mecanismo de acesso principal DAO.

No caso do Java, a tecnologia de acesso a banco de dados é constituida pela
JDBC, sendo que cabe aos fabricantes de gerenciadores de bancos de dados
desenvolver o driver que faz e conexão final entre o banco de dados e o
JDBC.

Assim, quem quer acesso a múltiplos bancos de dados a partir de uma
determinada plataforma, conforme a mesma, tem à sua disposição o ADO, o
dbExpress, e JDBC e outros mais.

A Microsoft começou com o DAO (Data Access não sei o que) fazendo a ligação
com o Jet Engine principalmente para o Access. Como era limitado,
desenvolveu o ADO, que está contido dentro do .NET.

Quando Henry Ford começou a andar com suas carruagens que não eram puxados
por cavalos, os fabricantes de carruagens verdadeiras, puxadas a cavalo,
riam dele e achavam que não tinha futuro. Podemos também rir de tentativas
que possam substituir os verdadeiros bancos de dados relacionais de hoje em
dia por outros tipos de bancos de dados, não necessáriametne orientados a
objetos. Talvez eles venham logo, talvez não. Quem sabe?

Um horizonte de tempo de cinco anos é um bom horizonte para nos
preocuparmos.

100+
Otto