RES: [firebase-br] aplicaçoes multi-banco...

Alessandro Fernandes alessandro em stargateway.com.br
Seg Jun 13 22:44:11 -03 2005

Estou passando por essa mesma crise!

Tenho usado por muito tempo o Firebird (Iniciei no Interbase) com acesso via
IBO. Tudo funcionando muito muito bem! Se está funcionando, porque mudar
então? Bom, até aqui tenho feito sistemas sob encomenda para empresas que
detém o direito inclusive sobre os fontes do sistema. Essas empresas não
pensam em mudar de banco (também não dei essa opção) e se quiserem mudar vão
ter que pagar por todo o trabalho de migração. Sendo assim tenho preferido
(e o cliente também) oferecer uma solução que explora ao limite todos os
recursos que o Firebird oferece (usando inclusive os componente IB_* que não
tem compatibilidade com os Tdataset do Delphi).

Só que agora estou iniciando o projeto de um software que será totalmente de
minha empresa e que será comercializado para dezenas de empresas pelo Brasil
afora. Vou investir tempo e dinheiro nisso e não posso fechar os meus olhos
a possibilidade de no futuro ter que considerar o uso de um outro banco de
dados. Até mesmo em termos de marketing um software que trabalha tanto com
Firebird quanto com Oracle e outros é bem melhor. Não posso correr o risco
de perder negócios porque o cliente em potencial já tem uma cultura de
Oracle ou SQL-Sever e o meu software não da suporte a eles. Não dá pra
prever o futuro e não posso me dar ao luxo de perder o investimento feito.
Isso me levou à conclusão que no meu caso não posso fazer um software que
esteja acorrentado a um banco de dados. Não posso abrir mão da facilidade de
mudar e responder as expectativas do mercado.

Por isso tenho estudado com bastante atenção o DBX. Não pretendo fazer um
software que possa ser migrado para um outro banco de dados sem nenhuma
alteração. Alterações serão com certeza necessárias, mas quero restringi-las
ao banco de dados. Não vou deixar de usar recursos como (stored procedures e
etc) mas não posso além de ter que alterar implementações do banco ter que
trocar toda a camada de acesso do meu sistema.

Gostaria de ouvir opiniões.

Alessandro Fernandes