[firebase-br] Corrupção de base

marlon david de souza marlon em sysmo.com.br
Seg Jun 13 11:42:35 -03 2005

Boa tarde,

  Estive visitando esse cliente e tomei nota das seguintes informações:

  - FIREBIRD.LOG (resumo dos últimos 30 dias):

    /opt/firebird/bin/fbguard: bin/fbserver terminated abnormally (-1)
    INET/inet_error: connect errno = 111
    INET/inet_error: read errno = 104
    INET/inet_error: read errno = 110
    INET/inet_error: select in packet_receive errno = 9

    Obs:
    - O primeiro erro normalmente ocorre uma vez por dia. No entanto quando
ele ocorre, o FB é abortado e reinicializado pelo "fbguard". Os demais erros
ocorrem várias vezes ao dia mas não param o FB.
    - Estou desconfiado de que o algo esteja sobrecarregando o FB a ponto dele
se reinicializar, por isso do erro (-1).

  - "GSTAT -H"

    - Realizado as 11:00:

      Page size			8192
      ODS version		10.1
      Oldest transaction	158333
      Oldest active		158334
      Oldest snapshot		158332
      Next transaction		164282
      Bumped transaction	1
      Sequence number	0
      Next attachment ID	0
      Implementation ID	19
      Page buffers		3000
      Next header page	0
      Attributes			force write, no reserve
      Sweep interval:		0

    - Realizado as 18:30:

      Oldest transaction	204405
      Oldest active		204406
      Oldest snapshot		158334
      Next transaction		263218

  - O cliente trocou novamente de máquina, mas depois disso aconteceu, até
agora uma vez, de o FB simplesmente parar de responder. Se pedir um "status",
mostra os processos, mas não responde mais as solicitações vinda dos
aplicativos clientes. Tiveram então de reinicializar o FB.

  - Está sendo usando o SUSE 9.x como S.O do servidor de DB. O sistema cliente
utiliza o DBX para acesso ao DB.

  Espero que estas informações ajudem a identificar o que pode estar causando
tais problemas no FB desse cliente.

Sem mais, agradeço antecipadamente a atenção

Marlon David de Souza
Desenvolvimento
Sysmo Informática Ltda