[firebase-br] OFF: Rumos do Mercado

marcelo marcelo em teflamar.com.br
Seg Jun 13 09:49:09 -03 2005

acho que o delphi 2005 vai ser o grande boom do mercado daqui p/frente

----- Original Message -----
From: "Evandro" <vansiqq em oi.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Saturday, June 11, 2005 7:50 PM
Subject: [firebase-br] OFF: Rumos do Mercado

Pessoal desculpem-me pelo off. Mas cheguei em um ponto que pode determinar
meu futuro profissional, que é o seguinte:

Há 10 anos atrás, qdo um programdaor clipper ganhava em torno de 8 a 12 sal
minimos. observei pelos anuncios em jornais que o mercado estava mudando.
Que os salarios do clipper estavam caindo e os de uma linguagem nova estavam
subindo consideravelmente. não hesitei: fiz um curso, na época muito caro,
na ecosistemas (representante da borland no recife) e aprendi na época o
Delphi 3. Me dei bem: o meu salario aumentou enquanto colegas que insistiam
na ressurreição do clipper ficarqam desempregados. Não vou dizer que foi um
processo fácil, tive que mudar totalmente conceitos, maneiras de pensar,
alias, fiz uma reengenharia de cérebro, se isso é possível. 10 anos depois.
o alarme soou novamente: estão oferecendo mais até a web designers que a um
programador delphi (posso estar enganado, tô so olhando as ofertas de
emprego), mas vejo uma ascensão muito grande das linguagens Java e C#. Estou
enganado ou está na hora de rever meus conceitos? recentemente tive o choque
de migrar das bases desktop para C/S o  que nao deixa de ser um processo
traumático, mas tô me adaptando. só que tenho 42 anos e não sei se tenho a
mesma energia de 10 anos atrás. o que meus grandes amigos me sugerem. fico
antecipadamente grato...

Um forte abraço,

Evandro Siqueira
Programador Delphi/FB