[firebase-br] OFF: Rumos do Mercado

Fausto fausto.s.a em uol.com.br
Seg Jun 13 07:00:35 -03 2005

Excelente resposta Otto.. muito boa mesmo...

Gostei da parte "(hoje em dia existe outro tipo de bonde no Rio de
Janeiro -- cruz credo)", mostra que além de conhecimento o amigo tem um
senso de humor incrivel...hahahaha

Fausto
----- Original Message -----
From: "Otto" <ottofuch em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Sunday, June 12, 2005 10:45 PM
Subject: Re: [firebase-br] OFF: Rumos do Mercado

O cérebro funciona como um músculo. Deve ser exercitado constantemente. Aos
42 anos muitos homens começam a entrar na andropausa, o que faz com que as
pessoas fiquem com algumas incertezas, olham para traz e verificam que não
chegaram onde queriam chegar. A única constante é a certeza da mudança, é um
fato da vida. Na década de 70, quando o Brasil durante algum tempo crescia
acima de 8% ao ano e tinha bolsas de valores com seus pregões extremamente
ativos, era comum ouvir-se "é necessário correr para ficar no mesmo lugar"
(senão era arrastado para tras, de modo semelhante a alguém que está
tentando subir uma escada rolante que está descendo). Houve muitos modismos
de lá para cada tais como as linguagens de quarta-geração (c e c++ eram de
terceira geração) -- ainda ouve-se falar nelas? Grande moda foi o
desenvolvimento estruturado -- Chris Gane era o grande nome. O Case foi uma
grande onda. Mas os alicerces de tudo isto foram criados por gigantes como
Dijkstra, Constantine, Yourdon, Knuth, Hoare, Niklaus Wirth e muitos outros
pioneiros cujo trabalho ainda hoje é a base das novidades. A orientação para
objetos começou no início da década de setente, a partir da criação da
linguagem Simula na Suecia, resultando dela o Small Tallk no laboratório
PARC(Palo Alto Research Center) da Xerox (que também inventou a interface
gráfica, o mouse, e o padrão Ethernet, entre muitas outras coisas) sob a
batuta de Adele Goldberg. Stroustrup, nos laboratórios Bell da ATT (American
Telephon  & Telegraph - então a maior empresa do mundo) partindo do Simula e
da linguagem C, também inventada na ATT por Kernigan e Rietchie, criou o C++
que pode ser usado tanto como um linguagem "procedimental" pura, como uma
linguagem orientada objetos pura, e um misto dessas duas coisas. Isto na
década de setenta, que foi o período mais fertil na criação de novidades.
A mudança contínua e incessante é a única constante. Ou como os anúncios na
pré-história dos bondes: na vida tudo é passageiro, menos o condutor e o
motorneiro. O Motorneiro é o motorista dos bondes sobre trilhos (hoje em dia
existe outro tipo de bonde no Rio de Janeiro -- cruz credo) e o condutor era
o cobrador.
Qualquer programa pode ser construido com apenas três estruturas: a
sequência, a iteração e a alternativa que são muito semelhantes nas
diferentes linguagens. A alternativa, pode ser, por exemplo:
if  condição     then   (* mais ou menos assim no Pascal inventado por
Niklaus Wirth *)
begin

end
else
begin

end;

If condição   then 'mais ou menos assim no BASIC, não inventado por Bill
Gates

else

end if

if(condição) // assim no C, C++ e Java
{

}
else
{

};
Como você veio do Clipper (que foi inventado para funcionar como compilador
da linguagem interpretada dBase), passou
pelo Delphi, e gosta do ambiente Windows, uma boa opção é preparar-se para o
.Net, lembrando-se do que é apregoado no programa Patrulha da Cidade da
Radio Tupi no Rio de Janeiro: Reporter que corre atrás chega em segundo
lugar. Reporter da Patrulha chega na frente.
[]'s
Otto