[firebase-br] Como fazer um SELECT ignorando os acentos

Paulo Sérgio Dias psdlistdisc em terra.com.br
Seg Jun 13 06:49:26 -03 2005

Pessoal:

Pergunta sobre o InterBase 6 (nao uso o FireBird)

Meus usuarios, atraves de um sistema meu feito em Delphi (com BDE 5.202),
digitaram um campo NOME com caracteres acentuados.

Agora, pediram para que em minha tela de consulta, onde digitam
os nomes para serem pesquisados, os acentos sejam ignorados.

Por exemplo, se digitarem JOAO (sem acento), mas um registro
estiver cadastrado como JOÃO (com acento), eles querem que
a pesquisa apresente esse registro também (e vice-versa - se digitarem
COM acento e o registro estiver sem acento, tambem querem ver o registro).

Existe alguma opcao no SELECT  ...  WHERE (usando =  e LIKE)  que
permita ignorar os acentos ?

Grato pela atencao de todos
Paulo