[firebase-br] aplicaçoes multi-banco...

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Jun 12 20:16:57 -03 2005

ola pessoal,

agora a pouco eu me toquei de uma coisa...

tendo em vista que algumas pessoas comentam no sentido de que, quando formos
desenvolver uma aplicaçao, um sistema, usando o Firebird como banco de
dados, devemos desenvolver esse sistema de modo que ele fique de forma que
possa ser mais facilmente portado para outro banco, para o caso do nosso
usuario de repente ficar milhonario e querer usar o Oracle (eu acredito que
chegara um dia em que o FB nao ficara devendo muita coisa para o Oracle...
mas ae ja eh outra historia...;o), e que, portanto, nao seria aconselhavel
usar componentes de acesso que nos "prendam" ao Firebird, etc e talz, eu
comecei a ter uma crise existencial diante dessa tendencia...

o que me ocorreu eh que, segundo essa filosofia, a gente tambem nao devera
usar recursos do Firebird, nem SQL, SP's ou Triggers, pois esses recursos
sao especificos do Firebird e nao funcionarao no Oracle...

diante disso eu pergunto, entao, como eu deverei proceder, ja que nao devo
fazer nada no banco? como eu deverei desenvolver as minhas aplicaçoes para
que elas fiquem mais facilmente portaveis para outro banco que nao o
Firebird???

sera que eu deverei desenvolver algo tipow dessa maneira ae abaixo?

Table1.Edit;
Table1.FieldByName( 'campo' ).AsString := Edit1.Text;
Table1.Post;

uma boa semana de trabalho a todos...
;o)

[]s