[firebase-br] OFF: Rumos do Mercado

Evandro vansiqq em oi.com.br
Sáb Jun 11 19:50:35 -03 2005

Pessoal desculpem-me pelo off. Mas cheguei em um ponto que pode determinar meu futuro profissional, que é o seguinte:

Há 10 anos atrás, qdo um programdaor clipper ganhava em torno de 8 a 12 sal minimos. observei pelos anuncios em jornais que o mercado estava mudando. Que os salarios do clipper estavam caindo e os de uma linguagem nova estavam subindo consideravelmente. não hesitei: fiz um curso, na época muito caro, na ecosistemas (representante da borland no recife) e aprendi na época o Delphi 3. Me dei bem: o meu salario aumentou enquanto colegas que insistiam na ressurreição do clipper ficarqam desempregados. Não vou dizer que foi um processo fácil, tive que mudar totalmente conceitos, maneiras de pensar, alias, fiz uma reengenharia de cérebro, se isso é possível. 10 anos depois. o alarme soou novamente: estão oferecendo mais até a web designers que a um programador delphi (posso estar enganado, tô so olhando as ofertas de emprego), mas vejo uma ascensão muito grande das linguagens Java e C#. Estou enganado ou está na hora de rever meus conceitos? recentemente tive o choque de migrar das bases desktop para C/S o  que nao deixa de ser um processo traumático, mas tô me adaptando. só que tenho 42 anos e não sei se tenho a mesma energia de 10 anos atrás. o que meus grandes amigos me sugerem. fico antecipadamente grato...

Um forte abraço,

Evandro Siqueira
Programador Delphi/FB
Recife/PE