[firebase-br] Críticas ao DBExpress

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sáb Jun 11 18:11:09 -03 2005

Oi Gastão

Muita gente boa ao redor do mundo usa e recomenda DbExpress.
Ele chega a ser mais rápido que alguns componentes nativos.

O fato dele ser Multi BD não prejudica sua performance pois ele interage
diretamente com a API do BD via drivers específicos.

O problema que vejo, no caso do FireBird, é que a Borland não parece
motivada a disponibilizar um Driver específico para ele e os outros
drivers diponíveis, um é pago (upscene) e outro que é free (UIB), apesar
de muito utilizado e recomendado, necessita de alguns "work arounds",
dependendo da sua maneira de trabalhar.

Tenho acompanhado a lista da Borland e quem está mal com DBX é o pessoal
do MySQL e do ORACLE.
Isto porque a API destes dois bancos muda muito de uma versão para outra
e a Borland não consegue acompanhar. Não sei com relação a drivers de
terceiros. Considerando isso, o DBX já não fica tão multi DB assim, já
que para muitos BDs não existe um driver e para os mais comuns, 2 já não
se pode contar.

Eu, particularmente, utilizo o DBX com o Driver da Borland para o
Interbase e estou muito satisfeito. Se a compatibilidade IB/FB
inviabilizar o uso deste driver, sei dos "work arounds" para utilizar o
UIB que tem a vantagem de ser open e a gente poder alterar/corrigir os
fontes e contribuir com o projeto.

Para utilizar especificamente o Firebird, no caso de um novo projeto, eu
utilizaria o MDO. Isto pela aceitação que acompanho nesta lista e pelos
motivos abaixo:

1 - É projeto nacional
1.2 - Os desenvolvedores falam nossa língua e são bem solícitos
1.3 - Gosto de apoiar iniciativas nacionais
2 - É open
2.1 - Podemos acesar os fontes, até para aprender um pouco, e também
contribuir com o projeto
3 - A comunidade, ao que parece, não é pequena
3.1 - Se eu aderir fica ainda maior
3.2 - A comunidade FB brasileira é talvez a maior do mundo
3.3 - Somos um dos países com mais livros escritos sobre FB
3.4 - Temos um dos maiores autores do mundo (há de se motivar o Cantú,
se não ele pode parar)
3.5 - Está na hora de termos o melhor componente de acesso
4 - Se houver necessidade de mudar de SGDB e componnete de acesso, a
compatibilidade com TDataSets é fundamental (na minha opinião)

Outro bem falado é o IBO, mas sendo proprietário e também por suas
melhores qualidades não serem compatíveis com os TDataSets, não acho,
para mim, uma boa escolha pelos seguintes motivos:
*opnião formada pelo acompanhamento da lista - nunca usei IBO*

1 - Como disse, ele utiliza objetos específicos que não são compatíveis
com os do Delphi
1.1 - Isto causa alguns problemas com outros componentes de terceiros,
principalmente relatórios
1.2 - Não há similar para outro SGBD
1.3 - Utilisar IBO é casar com FB e IBO ao mesmo tempo
1.4 - Se amanhã, Deus me livre e guarde, precisar trocar para outro
SGDB, o custo de sair do IBO pode ser alto (não financeiro, é claro)
2 - Quando tentei usar o IBO, o autor demorou tanto para me responder
que quando enfim veio a resposta, já tinha modelado tudo em DBX
2.1 - Isto parece continuar
3 - Não gosto de apoiar iniciativas Americanas (se ainda fosse russo ou
europeu)

Bem, já escrevi muito para um fim de sábado

Observe que nunca utilizei IBO nem MDO. Minhas opniões, repito, são pelo
o que acompanho por aí.

[]s Eduardo