[firebase-br] Firebird lento 1 vez por semana. CPU 100%

Cezar Wagenheimer wagenheimer em gmail.com
Qui Jun 9 12:13:55 -03 2005

Eu tambem tenho este problema, só que com o Interbase 6. Mesmo desconectando
todas as estações, fechando todos os programas, quando tá nesta estado, o
servidor continua gastanto os 90% a 100%... Só resolve reiniciando.... Não
sei mais o que fazer, a cada 4 ou 5 dias tenho que reiniciar senão fica uma
carroça o Sistema. Alguém já conseguiu alguma explicação?

Tenho um outro sistema rodando nas mesmas condições, só que no Windows 2000
server (em vez do 2003), e não acontece este problema... Só que a base é bem
menor, então não sei dizer se é culpa do 2003 ou não!...

[]´s
Cezar
"Alessandro Fernandes"
<alessandro em stargateway.com.br> escreveu na
mensagem news:200506081501.j58F0s4K032474 em correio.stargateway.com.br...
Colegas,

Estou com um problema interessante em um cliente e gostaria de pedir a
opinião de vocês.

Cenário:
Banco de dados Firebird 1.5.
Rodando em um servidor Windows 2003 com 512 Mb.
Tamanho do arquivo do banco 1.10 Gb.
Espaço livre em disco 10 Gb.
Sweep automático desligado. Executado por agendador de tarefas toda noite.
(O servidor nunca é desligado.)
Aplicações Delphi com acesso via IBO.

Problema:
O Sistema e o banco rodam sem maiores problemas e com ótima performance a
mais de 2 anos. A algum tempo algo instigante começou a acontecer. Uma vez
por semana (o espaço de tempo não é exato) o acesso ao banco fica muito
muito lento. A utilização de CPU do servidor fica em torno de 90% e 100%. O
problema só é resolvido se reiniciamos o servidor. Quando o servidor é
reiniciado tudo volta ao normal até a próxima semana.

A um tempo atrais eu tive um problema bem semelhante e cheguei a conclusão
que seria o sweep automático. O que me levou a desativa-lo e passar a
faze-lo pelo agendador. Isso pareceu resolver o problema (e isso já tem
meses) até agora.

Não acho que seja o sweep porque se dou o sweep manualmente no banco a super
utilização da CPU não ocorre.

Gostaria de ouvir a opinião dos colegas.

Obrigado

Alessandro Cunha Fernandes
SoftTI - Software e Consultoria e TI.
alessandro em softti.com.br
Fone/Fax: +55 24 2458-4538

VAI IMPRIMIR? Pense antes em sua responsabilidade
com a preservação do meio ambiente e com a redução
de seus custos.