[firebase-br] IBO OU DBEXPRESS

Cesar - ASSEINFO.com cesar em asseinfo.com
Sex Jun 10 13:26:10 -03 2005

Olha... vc vai conseguir resposta de tudo quanto é jeito aqui na lista...

Sinceramente... eu usava o IBX (aliás, ainda uso) e nã estava contente.

Resolvi converte para DBX.

No início foi tudo mil maravilhas. Com o passar do tempo eu fui percebendo
que eu tinha que fazer um monte de coisas na aplicação que eu fazia
diretamente no banco de dados.

Fora assim os "paus" absurdos que davam do tipo, se vc mudar um EditMask de
um Persistent Field já gera um erro.

Sem contar que tive um monte de problemas para fazer relacionamentos
mestre-detalhe com mais de um nível (mestre, detalhe, detalhe do detalhe).

No momento eu estou correndo atrás do prejuízo e convertendo tudo que foi
feito com DBX para IBO.

Ainda encontro algumas dificuldades? Sim, encontro. Mas não chegam nem aos
pés do que eu já passei e ainda passo com o DBX.

Realmente para o meu modelo de aplicação o DBX foi um fracasso. Creio que
deveremos ter casos de sucesso aqui na lista, mas para mim, não deu.

Com o IBO a sensação constante que eu tenho é que ele foi feito por alguém
que programa aplicativos comerciais, pois parece que o autor adivinha todas
as dificuldades do dia-a-dia de um programador.

Bom, essa é minha opinião pessoal e sem o menor objetivo de agredir ninguém
que usa o DBX.