[firebase-br] Delphi, Kylix e Firebird

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sex Jun 10 11:56:40 -03 2005

Percebo que tem muitas dúvidas... isto é bom...
E que muitos aqui também tem as mesmas dúvidas... isto é mau :-(((

Se seu mercado (clientes) comportarem um gasto com equipamento (NET é um
devorador de CPU e RAM), desenvolver em NET é mais produtivo (e limitado)
que o desenvolvimento nativo.

Se desejar utilizar terminas mais baratos, fique com o acesso nativo, pois
tem mais recursos (frescuras), componentes, e principalmente performance que
o NET.

De qualquer forma, se ainda não comprou o Delphi, a escolha natural seria a
versão 2005, que comporta o desenvolvimento NET e VCL (nativo).

Quanto ao Kylix, esquece, é um projeto (quase) morto! Apesar da Borland
prometer que lançará em breve uma nova versão... (que talvez seja a última)

Se deseja fazer programas "cross-plataform" (windows e linux), pode-se optar
pelo NET, (preste atenção ao Mono, mas se utilizar alguma coisa da VCL.NET -
esquece), Java, ou linguagens nativas como o FreePascal e o C++. Mas não é
tão simples como pregam por aí... as diferenças entre as plataformas é
absurda...

Uma outra alternativa, é desenvolver 100% para o windows e utilizar o Wine
para abrir estes aplicativos no Linux.

[s]

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Paraná