[firebase-br] Memoria

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sex Jun 10 11:47:23 -03 2005

isto depende muito do tamanho da sua base... (e não há como comparar com uma
base clipper), e do grau (%) de utilização simultânea desta base.

Se você utilizar a versão superserver, para dez terminais com uma base
pequena, ter 128MB sobra memória... (10.000 páginas de cache x 4K = 40MB de
memória)

Se sua base tiver mais consultas que inclusão ou alteração, pode-se aumentar
o tamanho das páginas para 8K ou 16K para melhorar o desempenho.

Pode-se também aumentar a cache para 20 a 25 mil páginas, para diminuir a
quantidade de acesso à disco (se não me engano esse limite é 32.767 Páginas)

E ao combinar estes dois parâmetros ou seja 20 a 25 mil páginas com páginas
de 8K ou 16K, terá entre 160MB a 400MB de memória para o banco (fora as
necessidades de um group by ou order by com grandes quantidades de
registros) - onde o limite teórico de memória com a cache é 32K x 16K =>
512M).

Ou seja, se deixar 128MB para os sorts, 256MB para o SO (programas e cache
de disco), e 128MB de cache do banco, ou seja, com 512MB ram, parece ser um
valor considerável...

Se os sorts forem muito grandes, ou se for frequente acessos a grandes
quantidades de páginas, ou sua base tiver vários GB de tamanho, 1024 ou mais
seria justificável.

[s]

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Paraná