[firebase-br] Queda de performance...

Felipe Souza felipe em interlancax.com.br
Qua Jun 8 00:15:58 -03 2005

procura fazer busca por codigos dos registro e nao por strings, mas se for o
caso procure setar esses campos utilizados na busca como indices da tabela.

Atenciosamente,
Felipe Souza
----- Original Message -----
From: <dvdmengarda em hotmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, June 07, 2005 11:04 PM
Subject: [firebase-br] Queda de performance...

Olá pessoal!

Possuo um cadastro de clientes com cerca de 10.000 registros.

Quando faço uma seleção do tipo "select codigo, nome, vendedor from CADCLI
where codigo > 0" a navegação no dbgrid tem uma velocidade excelente...

(É, eu sei, quem é o louco que vai querer ficar olhando para 10.000
registros num dbgrid!)

Porém, quando faço uma seleção do tipo "select codigo, nome, vendedor from
CADCLI where cidade = 'SAO PAULO' and bairro = 'SANTO AMARO' ", onde a
seleção retorna uns 2.000 registros, a navegação no dbgrid fica "truncada",
cheia de "soluços". Se por acaso eu acrescentar mais algum tipo de seleção a
navegação fica pior ainda. Isso é normal?

Quando faço o segundo select, a tabela CADCLI recebe um filtro ou uma
tabela-virtual é criada apenas com os registros solicitados? A minha
impressão é como se ela recebesse o 'SET FILTER TO' (mais evoluído, é
claro!) do bom e velho CA-CLIPPER 5.2/MS-DOS...

Utilizo Delphi 7, Firebird 1.5.2 com dbExpress. Para as tabelas uso
SimpleDataSet da DBExpress.

Mais uma vez, grato!

David