[firebase-br] Ajuda para Novato: Conexao Delphi 7 x FireBird1.5

Joelson - Souzamark joelsonss em yahoo.com.br
Seg Jun 6 22:49:02 -03 2005

Caro Sames,

esta parte já é delphi :-( e se seguirmos os passos daqui adiante junto
contigo com certeza alguém vai embaçar, massss como vejo que tu é
principiante com o delphi e como já postou a pergunta, vou tentar te
ajudar no q for possível... mas vc vai ter q colocar no teu form os
componentes da aba Data Controls, ou seja os TDBEdits, TDBGrids, etc...
estes vc vai linkar num TDataSource q vai estar linkado num TDataSet ou
TClientDataSet q vai estar linkado na sua TSQLConnection... e assim vai...
mas dessa questão em diante vc terá q recorrer a um lista de delphi a galera
aqui trata apenas e exclusivamente de firebird... infelizmente não posso te
recomendar uma lista de delphi da mesma qualidade desta de firebird pq
há anos não entro numa lista de delphi...

ps* estou indicando a aba Data Controls simplesmente pela facilidade de uso
mas acho q quando vc tiver familiarizado com o delphi é interessante usar os
componentes não DataWare ou seja os TEdits da standart por exemplo...
outra dica é ao invés do lookup(acho q é isso) dos componentes do delphi
use join dentro do SQL, ao invés do locate use o Select e assim por
diante...
tudo q vc fizer dentro do firebird com toda certeza não se arrependerá...
use e abuse das stored procedure e triggers :-)
e no mais seja bem vindo ao "Mondo del Firebird".

sem mais
Joelson