[firebase-br] Datasets e dbgrids...

Pha-Lista lista em pha.com.br
Seg Jun 6 10:49:03 -03 2005


Para trabalhar desta voce voce nao deve criar os field em tempo de desenvolvimento, o proprio DataSet cria os mesmo na hora do open.

Mais nem sempre isso e muito pratico, pois o TFields nao serao criados e voce tera que utilizar FieldByName ou FindField para retorna o campo desejado.

PHA
Nova Odessa / SP - Brazil

-----Mensagem original-----
From: dvdmengarda em hotmail.com
Date: Mon,  6 Jun 2005 10:54:43 -0300
To: lista em firebase.com.br
Subject: [firebase-br] Datasets e dbgrids...

> Bom dia!
> 
> Estou com dificuldades em entender o funcionamento do "select". Para > cada "select" preciso ter um dataset ou consigo utilizar um dataset para > diferentes tipos de consultas?
> 
> Por exemplo, tenho um dataset e coloquei no commandtext dele "select * > from cadcli where codigocliente = :codigo_cliente". No editor de > campos, selecionei todos os campos e inserí na lista.
> 
> Agora, se durante a aplicação eu tentar algo usando o mesmo dataset, > mudando apenas o commandtext para "select codigo, nome, (limitecredito - > limiteuso) as saldodisponivel from cadcli where codigocliente = > :codigo_cliente" para usar num dbgrid, ou não, ocorre erro. Tenho a > impressão que seja algo relacionado ao fielddef desse dataset, uma vez > que "saldodisponivel" não existe lá... é isso? Como posso > resolver?
> 
> 
> Grato.
> 
> 
> David
> ______________________________________________
> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.bavs.com.br
> Para editar sua configuração na lista, use o endereço http://mail.firebase.com.br/mailman/listinfo/lista_firebase.com.br
> Para consultar mensagens antigas: http://firebase.com.br/pesquisa





Mais detalhes sobre a lista de discussão lista