[firebase-br] Datasets e dbgrids...

Exclaim Tecnologia exclaimtecnologia em yahoo.com.br
Seg Jun 6 10:09:09 -03 2005

Se vc esta apenas selecionando tente usar uma query, e lembre-se de fecha-la
antes de tentar outro comando, porque o Dataset nao possui apenas o
SelectSQl, e sim, deletesqp, updatesql, modifysql... ou seja, todos eles
devem estar preenchidos com comandos para a tabela atual, se for soh selecao
use uma Query!!

Fui!!

----- Original Message -----
From: <dvdmengarda em hotmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, June 06, 2005 10:54 AM
Subject: [firebase-br] Datasets e dbgrids...

Bom dia!

Estou com dificuldades em entender o funcionamento do "select". Para cada
"select" preciso ter um dataset ou consigo utilizar um dataset para
diferentes tipos de consultas?

Por exemplo, tenho um dataset e coloquei no commandtext dele "select * from
cadcli where codigocliente = :codigo_cliente". No editor de campos,
selecionei todos os campos e inserí na lista.

Agora, se durante a aplicação eu tentar algo usando o mesmo dataset, mudando
apenas o commandtext para "select codigo, nome, (limitecredito - limiteuso)
as saldodisponivel from cadcli where codigocliente = :codigo_cliente" para
usar num dbgrid, ou não, ocorre erro. Tenho a impressão que seja algo
relacionado ao fielddef desse dataset, uma vez que "saldodisponivel" não
existe lá... é isso? Como posso resolver?

Grato.

David