[firebase-br] Datasets e dbgrids...

dvdmengarda em hotmail.com dvdmengarda em hotmail.com
Seg Jun 6 10:54:31 -03 2005

Bom dia!

Estou com dificuldades em entender o funcionamento do "select". Para cada "select" preciso ter um dataset ou consigo utilizar um dataset para diferentes tipos de consultas?

Por exemplo, tenho um dataset e coloquei no commandtext dele "select * from cadcli where codigocliente = :codigo_cliente". No editor de campos, selecionei todos os campos e inserí na lista.

Agora, se durante a aplicação eu tentar algo usando o mesmo dataset, mudando apenas o commandtext para "select codigo, nome, (limitecredito - limiteuso) as saldodisponivel from cadcli where codigocliente = :codigo_cliente" para usar num dbgrid, ou não, ocorre erro. Tenho a impressão que seja algo relacionado ao fielddef desse dataset, uma vez que "saldodisponivel" não existe lá... é isso? Como posso resolver?

Grato.

David