[firebase-br] Ajuda para Novato: Conexao Delphi 7 x FireBird 1.5

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Jun 5 17:19:56 -03 2005

ola Sames,

cara, ja que voce esta começando agora com o Firebird, eu te aconselho a
começar da maneira certa, de uma maneira que voce aproveite ao maximo o
potencial do Firebird e tambem nao venha a se arrepender depois no que diz
respeito a maneira como voce começou...
;o)

portanto, esqueça a BDE, vulgo BDE(eeca...;o), pois isso ae ja eh vaca
morta, sendo que depois dela ate vieram dois bezerros, mas, para mim, esses
tambem ja estao mortos no que diz respeito ao acesso ao Firebird... dando
nome aos bois (com o perdao de uso de metafora em metafora...;o), esses
bezerros aos quais eu me refiro chamam-se InterBase eXpress (IBX) e
dbExpress... esses por enquanto funcionam com o Firebird, mas assim, a longo
prazo, eh certo que nao funcionarao... tipow somente Deus e a boR$land sabem
se vao funcionar, e a boR$land nao tem nenhum interesse em manter a
compatibilidade das suas cacas nativas com o Firebird... muito pelo
contrario... entao, opte por começar acessando o Firebird usando um
componente que acessa o Firebird nativamente, o qual, alem de possuir uma
performance excepcional, tambem tem, na palavra de seu criador, o Mr. Jason
Wharton, a garantia de que sera sempre compativel com o Firebird...

eu te aconselho a seguir os seguintes passos:

1 - acesse o ender: http://www.ibobjects.com/ibodownload.html

2 - no canto superior direito da pagina que se abre, baixe o arquivo
"IBO4_5.zip"... salve ele em qualquer lugar do teu HD...

3 - descompacte esse ZIP e execute o arquivo que tem nele, o "IBO4_5.exe",
va seguindo as instruçoes de instalaçao (na primeira opçao, selecione o
idioma "brazilian portuguese" mesmo, o qual facilitara a tua vida...;o), e
apos terminada a instalaçao, reinicialize o teu micro...

4 - entre no teu delphi e de uma olhada nas paletas de componentes que foram
instaladas... se existirem apenas quatro paletas (iboTools, iboCore,
iboAccess e iboInternet), acesse esse ender ae abaixo que bem no inicio eh
explicado como voce devera proceder para resolver o problema... escolha o
link "IBObjects Avaliaçao"...

5 - uma vez que voce esta com todas as paletas de componentes instaladas no
teu delphi, aproveite e, nesse mesmo ender que eu coloquei na roda ae acima,
baixe os "Exemplos de Utilização dos Componentes", os quais sao alguns
exemplos bem simples de como voce devera fazer para trabalhar com o
IBObjects, repare que voce usa um componente IB_Connection, da paleta
iboCore, para fazer a conexao com o teu banco de dados, uma IB_Query, da
paleta iboAccess, para acessar as tuas tabelas... enfim, tem de tudo nessas
paletas, tipow grids, bars, edits.... pois nao eh a toa que o IBObjects eh
chamado de "o melhor e mais completo componente de acesso ao
Firebird/Interbase"...

depois que voce estiver familiarizado com o uso dos componentes basicos,
voce pode, na mesma pagina, ir baixando e pegando o principio da coisa no
que diz respeito a exemplos mais avançados...

seja bem vindo ao mundo Firebird e boa sorte...

[]s
força sempre.
ate +++

--