[firebase-br] Ajuda para Novato: Conexao Delphi 7 x FireBird 1.5

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Dom Jun 5 16:02:46 -03 2005

Oi Sames

> Eu já criei um ALIAS no IBExpress,preciso de criar um ALIAS
> no BDE Administrador ?
O IBExpres que vc se refere deve ser o IBExpert né ?!

> Antes eu fazia sistemas em Access, enbtão resolvi migrar para o Delphi
Boa troca
> e me disseram para usar o Firebird 1.5 pois é uma ótima base de
Bons conselhos

> dados, criei com pagefile 1024.
Melhor 4096 ou 8192, DIALECT 3 e CHARSET ISO8859_1 OU WIN_1252

Bem, eu uso DBExpress

Para acessá-lo, coloque um componente TSQLConnection no seu DataModule
ou Form e configure as seguintes propriedades:

     ConnectionName = IBConnection
     DriverName = Interbase
     DriverOptions = <>
     GetDriverFunc = getSQLDriverINTERBASE
     LibraryName = dbexpint.dll
     VendorLib = fbClient.dll *TEM QUE ESTAR NO PATH OU NA PASTA DO EXE*
     Params.Strings = (
       DriverName=Interbase
       Database= *seu BD* ex: 127.0.0.1:C:\BANCO_DADOS\MEU_BANCO.FDB
       RoleName=RoleName
       User_Name=sysdba
       Password=masterkey
       ServerCharSet= *SEU CHARSET* ex: ISO8859_1
       SQLDialect=3 * ESTE É O MELHOR - NÃO DEIXE 1*
       ErrorResourceFile=
       LocaleCode=0000
       BlobSize=-1
       CommitRetain=False
       WaitOnLocks=True
       Interbase TransIsolation=ReadCommited
       Trim Char=False)

Com isso vc já pode conectar. Esqueça a BDE (Nunca mais pronuncie seu
nome).