[firebase-br] Armazenar documento do Word !?

Otto ottofuch em terra.com.br
Qui Jun 2 11:26:08 -03 2005

J.Luis,
o colega Daniel/Tecnobyte deixou bem claro ao afirmar:
"Uma coisa é certa:

Você pode gravar qualquer tipo de conteúdo num campo BLOB. Dependendo do
sub_type (se não me engano, zero), os dados são simplesmente um amontoado de
bytes. Logo qualquer conteúdo (bytes) pode ser armazenado"

Assim, quem tem que cuidar do conteúdo é o aplicativo. E tanto no caso do
Delphi e do C++ Builder, quanto o Visual Basic, eles lidam bem com o rtf,
mas não com documentos .doc do Word da MS. Sempre usei rtf tanto em
aplicativos VB, quanto em C++ Builder e Delphi (6). E se não me falha a
memória, o Java também lida bem com este formato.
Por outro lado, o Word Pad grava nativamente em .rtf, e tanto o Word da
Microsoft, quanto o openOffice e o Lotus tanto abrem quanto gravam em rtf.
Aliás, o formato rtf é uma das poucas coisas inventadas pela Microsoft.

Não gosto do BLOB, e acho que só deve ser usado em "textos" (conteúdos)
totalmente estáticos, não sujeitos a modificações, pois segundo o Firebird
Book um(a) BLOB nunca é atualizado(a). Cada atualização que "modifica" o
BLOB causa a criação de um novo BLOB a ser completamente construido, com um
novo BLOB_ID. O BLOB original torna-se obsoleto uma vez comitada a
atualização.
Um editor de texto qualquer, inclusive o Word, atrás do pano, também age
dessa maneira, na memória, descartando as coisas alteradas ao salvar e seir
da janela de texto.
E os arquivos memo do Paradox, e as tabelas DBT funcionam da mesma maneira
como o BLOB (que tem este nome também no Paradox) funciona.
A única solução para este tipo de problema são bancos de dados com campos de
tamanho variado.
100+
Otto