[firebase-br] Problemas Firebird \ Linux

Otto ottofuch em terra.com.br
Qua Jun 1 22:03:48 -03 2005

Não sei se tem algo a ver, mas o fim de linha no Linux, no Mac e no Windows
é representado de modo diferente.
No Windows: 13 10 (ASCII em decimal)
No Linux:  10
No Mac    13
Sempre me confundo se no Linux é 10 e no Mac 13, ou se é o contrário.
10 (em decimal, 0A em hexadecimal) é também chamado de LF = Line Feed =
Avanço de Linha, herdado das antigas máquinas de escrever totalmente
mecánicas.
13 (em decimal, 0D em hexadecimal) é também chamado de CR = Carriage Return
= Retorno do carro, igualmente herdado das antigas máquinas de escrever
totalmente mecánicas.
Os caracteres de fim de linha não são como tais gravados no fim dos campos
das linhas da tabela, mas podem ser automáticamente acrescentados ao serem
lidos, pelo que sei. Um programa escrito em C transforma '\r\n' em '\n',
quando lido, e converte de volta para '\r\n' ao gravar noWindows, mas não no
Linux.
Espero não ter atrapalhado.
100+
Otto