[firebase-br] Problema com dbExpress

Evandro Siqueira vansiqq em oi.com.br
Sáb Jul 30 10:16:49 -03 2005

vixe maria, que gambiarra!

[]
Evandro Siqueira
Programador
Recife/PE

----- Original Message -----
From: "Felipe Giotto" <felipe em metasoftware.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, July 29, 2005 4:50 PM
Subject: Re: [firebase-br] Problema com dbExpress

E aí, Benedetti!!

Consegui resolver o problema, daquele meu jeitinho q vc conhece,
heheheh!!! Já que sou brasileiro, vamos pras gambiarras!! :D

Eu fiz uma herança do objeto TSQLQuery e gerei outro componente, que tem
uma propriedade SQLConexão, só que do tipo String... Eu defino a
SQLConnection e copio a mesma coisa na SQLConexão.. Dessa forma, ela
fica guardada no objeto sob a forma de string, aí ela não é perdida...
Depois, durante o construtor do objeto, eu analiso a string e vou
referenciando os objetos e procurando os seus componentes... Quando
encontro, jogo a referência na SQLConnection.. Por exemplo, se o campo
SQLConexão está como: "SBanco", eu procuro dentro do meu Owner pelo
objeto SBanco através do método FindComponent... Se não encontrar, como
deve acontecer se o campo for, por exemplo, "DataModule1.SBanco", eu
procuro pelo objeto DataModule1 dentro do objeto Application, depois
procuro SBanco dentro do DataModule1, e assim por diante... Eu sei que é
uma gambiarra imensa, mas eu não tive mais problemas com essas coisas,
de forma nenhuma!! Isso serve como idéia para quem estiver passando por
problemas semelhantes!! Se alguém souber alguma forma melhor de fazer
isso, eu também agradeço por dicas!!!

Um abraço para toda a galera,

Felipe Giotto ;-)

Felipe Luiz Christófolli Giotto