RES: [firebase-br] Consulta Muito Demorada com Left Join

Sidnei Ricardo de Souza srsouza em pop.com.br
Sex Jul 29 21:45:14 -03 2005

  Valdir, você por um acaso tem um índice para o campo DATA da tabela MOVIESTOQUE?
Pode ser isso que esteja deixando a sua select lenta.

  Verifique também se vc tem os índices dos campos PRODUTO da tabela MOVIESTOQUE e
CODIGO da tabela PRODUTOS.

  Sidnei Ricardo

----- Original Message -----
From: "Valdir Dill" <valdirdill em infolivre.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, July 29, 2005 5:02 PM
Subject: [firebase-br] Consulta Muito Demorada com Left Join

Tenho a tabela PRODUTOS com os campos CODIGO e ATUAL. ATUAL é o campo onde
gravo o saldo do estoque do produto. Tenho outra tabela MOV_ESTOQUE com os
campos NR_SEQUENCIAL, PRODUTO(gravo o código do produto), OPERACAO(gravo 'E'
ou 'S') e QUANTIDADE.
Como se pode ver são tabelas básicas de cadastro e movimento de produtos.
Minha dúvida/necessidade: preciso fazer um relatório que onde seja listado o
CODIGO e saldo ATUAL de cada produto. Se fosse só isso seria simples, pois
eu imprimiria apenas os dois campos (CODIGO e ATUAL) do cadastro de
produtos. O problema é que preciso que esse saldo seja com posição em uma
data determinada pelo usuário. Assim, tenho que pegar o saldo ATUAL do
cadastro de produtos e somar as saídas('S') e diminuir as entradas('E') que
foram feitas na tabela MOV_ESTOQUE após a data informada pelo usuário.
Minha dúvida é como montar a constula SQL.
Já tentei de várias formas e não dá certo. A única forma é que consegui foi
a forma abaixo

"
SELECT P.CODIGO, P.DESCRICAO, P.UNIDADE, P.MARCA, P.ESTOQUEMINIMO, P.ATUAL,
CASE ME.OPERACAO WHEN 'E' THEN SUM (E.QUANTIDADE) END AS ENTRADAS, CASE
ME.OPERACAO WHEN 'S' THEN SUM(ME.QUANTIDADE) END AS SAIDAS FROM PRODUTOS P
INNER JOIN MOVIESTOQUE ME ON (ME.PRODUTO = P.CODIGO AND ME.DATA
 >:VDataPosicao) P.CODIGO, P.DESCRICAO, P.UNIDADE, P.MARCA, P.ESTOQUEMINIMO,
P.ATUAL
"

O problema é que essa consulta fica muito, mas muito demorada mesmo,
tornando inviável dessa forma.

Já tentei o INNER em vez de LEFT, mas daí não mostra os produtos que não
tiveram movimento no período.

Utilizo o Firebird 1.5. Se você conhece bem o esse BD, por gentileza, me
ajude a fazer esse relatório. Se tiver qualquer dica que possa me dar uma
luz, já seria bom.

Obrigado.