[firebase-br] Kurumin

Giovani Benedetti Penha giovani em cooperval.com
Ter Jul 26 17:01:25 -03 2005

Não, Alessandro.
O samba realmente só é necessário se você desejar compartilhar os
arquivos em rede Windows.
Apenas o Firebird já basta para o banco de dados. Mas na string de
conexão você tem que colocar:
<NOME OU IP DO SERVIDOR>:<CAMINHO COMPLETO DO BANCO OU ALIAS>
Para criar alias, edita-se um arquivo de configuração do Firebird, no
servidor (não me lembro ao certo o arquivo).
Se não quiser usar alias, basta indicar o caminho completo do arquivo do
banco (geralmente .gdb ou .fdb).
Nosso amigo Luis Carlos colocou esse arquivo em uma pasta compartilhada
do Samba (pelo jeito), mas isso absolutamente não é necessário. Você
pode colocar, por exemplo, dentro da pasta /banco/meubanco.fdb, e
indicar esse caminho na string de conexão.
A única ressalva é trocar o dono do arquivo (e da pasta, de
preferência), para o firebird, da seguinte forma:
chown -R firebird.firebird /banco
Assim, todos os arquivos na pasta banco (inclusive a própria pasta)
passarão a pertencer ao firebird.

Espero ter esclarecido suas dúvidas!!!

[]´s
Giovani Benedetti Penha