[firebase-br] Tabelas Temporárias

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Ter Jul 26 08:15:45 -03 2005

Oi Adilson

> 	Bom, minha dúvida é a seguinte: já li que quando um registro
> é deletado, o Firebird simplesmente apaga o mesmo, mas o espaço
> físico que esse registro utilizou fica lá, sendo que FB continua,
> vamos assim dizer, aumentando o tamanho do banco para novos registros.

Não necessariamente aumentando, ele reaproveita o espaço físico *morto*.

> Estou imaginando que o banco irar crescer
> bastante, sendo que depois de um backup e restore tudo voltará ao
> seu tamanho real

Não crescerá na mesma proporção dos DELETEs, pois, como ele aproveita o
espaço físico morto, sempre que você reinserir, o banco tende a
aproveitar estes espaços não alterar seu tamanho atual.

> 	Como é que vocês tratam casos como esse?
> 	Existe alguma maneira mais "elegante" de fazer isso?
> 	Qualquer idéia, dica ou macete é muito bem vindo!!!

A menos que seu BD esteja alcançando o limite máximo ditado pelo seu SO,
não se preocupe com isso. Se o banco tem espaço morto disponível sua
performance em inserções será melhorada pois não precisa pedir novos
espaços ao Sistema Operacional.
O Backup/Restore tem sua função de segurança, e verificação da
integridade do banco. Utilizá-lo somente para reduzir o espaço em disco
é absolutamente desnecesário, a menos que espaço em disco seja um
problema crítico.

[]s Eduardo