[firebase-br] Tabelas Temporárias

Adilson B. Cápua Jr. juniorcapua em yahoo.com.br
Ter Jul 26 02:28:36 -03 2005

PessoALL,

	Estou usando Delphi 7 + DBX + FB 1.5!
	No meu projeto, tenho vários processos (uns 30) que são
executados através de SP's que por sua vez alimentam tabelas
temporárias no próprio banco, aos quais utilizo somente para
exibições em alguns relatórios ou mesmo telas. Sempre que vou
executar algum processo desse, antes faço um "DELETE FROM TABELA"
na própria SP.
	Bom, minha dúvida é a seguinte: já li que quando um registro
é deletado, o Firebird simplesmente apaga o mesmo, mas o espaço
físico que esse registro utilizou fica lá, sendo que FB continua,
vamos assim dizer, aumentando o tamanho do banco para novos registros.
Agora imagine que vários desses processos que citei acima são
executados diversas vezes. Estou imaginando que o banco irar crescer
bastante, sendo que depois de um backup e restore tudo voltará ao
seu tamanho real (alguém, por favor, me corrija se eu estiver errado).
Portanto, como posso resolver essa situação? Já pensei em usar tabelas
em memória (tenho até alguns componentes para isso), mas creio que
irei "matar" toda a performance do programa, visto que os processos
são executados dentro de SP's. As mesmas podem ser complexas, como
uma que tenho que calcula a curva ABC de estoque. Foi toda feita
através de select's e cálculos dentro do próprio banco. A velocidade
da mesma para execução é fantástica! Rapidinho ela fica pronta para
análise! Muitas vezes, preciso checar se determinado registro existe
na tabela para poder inserir (caso não exista) ou atualizar (caso o
mesmo já exista) e nem imagino como fazer utilizando tabelas
temporárias na aplicação.
	Como é que vocês tratam casos como esse?
	Existe alguma maneira mais "elegante" de fazer isso?
	Qualquer idéia, dica ou macete é muito bem vindo!!!

Forte Abraço!

  Adilson Bragança Cápua Jr.
  Linhares - ES             Brasil

  mailto    : juniorcapua em yahoo.com.br