[firebase-br] FIREBIRD, POSSO CONFIAR?

Seg Jul 25 11:59:30 -03 2005

Leandro,

O FireBird aguenta um bom volume de dados, de forma segura e estável. Mas o
problema de qualquer banco de dados está na quantidade de transações
(operações DML - select, insert, update e delete) concorrentes.

Tive um professor na pós de banco de dados que trabalha com EAD (Ensina à
Distância), e a base dele não dava 200 MB, mas tinha um servidor
BiProcessado com Oracle 9i que estava "estressado" (leia-se sobrecarregado).
A quantidade de acessos oscilava muito e o sistema eventualmente caia quando
havia 400+ usuários simultâneos.

Ele estava cogitando migrar para o Oracle 10g e dividir o trabalho em quatro
servidores.

Então isto é muito relativo. Há casos de sucesso com FB na internet com mais
de 200 acessos simultâneos (com ASP/PHP, e consultas com tempo de resposta
de décimos de segundo), e casos de fracasso em Sistemas de BI (Business
Inteligence - antigo DataWareHouse) com apenas uma transação efetuando uma
consulta demorando várias horas.

Se a inclusão, alteração e exclusão forem transações pequenas e rápidas,
qualquer banco aguenta 200 usuários. Se os relatórios forem pesados (ou
seja, muito complexo, ou com milhares de registros, com vários joins) pode
ser que fique inviável para mais de 50 usuários, mas se forem leves, pode
ser que aguente 250 usuários sem nenhum problema.

Se a consulta for massiva e não for necessário ser "em tempo-real", pode-se
utilizar replicação (de hora em hora, ou diária) e trabalhar com um servidor
para os dados atualizados, de alta disponibilidade, e um ou mais para
processar os relatórios.

Conceitos, vantagens e desenvantagens existem aos montes... Vai da sua
criatividade e limitação (e aqui o tamanho do seu bolso é um fator
decisivo).

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB (FireBase)