[firebase-br] Aplicacao rodando em Windows e tb em Linux

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Jul 25 11:51:51 -03 2005

O Mono atualmente pertence à Novell, e não sei o que a Novell vai fazer com
o Mono e se e como a Microsoft vai bombardear o Mono. Pelo que conheço da
Microsoft (É só olhar Professional ADO 2.5 Programming de 973 páginas, ou
Windows Architecture I & II MCSD de 1532 páginas mais uns 8 cursos ainda no
tempo do Windows NT 4 Server e Workstation) é tão ou mais vasto e complexo
do que o da Sun ligado ao Java. Quando usava o Visual Basic Professional 6,
constatei que o Visual Basic em sí é diminuto, é apenas um front end de
frameworks e não sei o que mais que também  usados pelo Visual C++, Visual
Fox Pro etc. No .NET continua a mesma coisa, os front ends podem ser o C#, o
Visual Basic, o Delphi 9 e quem mais se habilitar.

Por outro lado, na codificação de programas, tanto o Java quanto o .NET na
forma do C#, são descendentes do C++, e para quem já usava C++, a partida é
mais fácil.

Mas o meu requisito básico é que um aplicativo (nada de Applets) rode tanto
no Windows quanto no Linux com o esforço mínimo de transferência. O mono não
está pronto.

Quando se cria no VMWare 5 Desktop, entre as opções que tem suporte direto,
está incluido Java Desktop System (JDS), ao lado do RedHat, Suse Linux,
FreeBSD, Netware Server 5.1 SP8 a 6.5 SP 3.

A Sun tem uma implementação da máquina virtual Java que não é virtual, mas
real, rodando em cima de uma plataforma Intel, sem depender de um sistema
operacional hospedeiro. Pois bem, este sistema operacional real também roda
como máquina virtual dentro do VMWare 5 Desktop.

Tenho a forte intuição de que a Microsoft, se já não tem, terá uma máquina
.NET rodando em cima de uma plataforma física Intel ou semelhante, sem
necessidade do Windows NT/200x/XP como hoje conhecemos.

[]'s
Otto