[firebase-br] Ajuda num select

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sáb Jul 23 04:08:34 -03 2005

ola Ledo,

> Por estar iniciando nesta linguagem de Banco Relacional, estou tendo alguma
> dificuldade para entender [cut]

em primeiro lugar, seja bem vindo ao mundo encantado dos SGBD's...
;o)

cara, ja que voce esta começando agora, seria uma boa pedida voce
adquirir um bom livro sobre o assunto...

tendo um livro em maos, voce teria ae, ao teu lado, algo a que recorrer
naquelas noites insones, quando voce esta ae, queimando neuronios (no
inicio a historia eh fodz mesmo... mas depois que se pega o principio da
coisa, eh sopa no mel...;o), e a galera aqui da lista, com a qual voce
vai poder contar sempre, esta na gandaia, ou ja no terceiro sono, ou
entao no micro mas extremamente detonado, stressado, etc e talz (afinal,
sexta-feira eh fodz... eh preciso dar um tempo...;o) e nao tem ninguem
para te dar uma força assim, imediatamente...

se voce vai trabalhar com o Firebird, eu te recomendo esse livro cujo
link eu estou colocando ae abaixo... eu me lembrei dele porque, para
fazer isso que voce esta querendo, provavelmente voce vai ter que criar
uma Stored Procedure, e nesse livro tem um brilhante exemplo de uma SP
selecionavel, um exemplo de fluxo de caixa, que te retorna debitos e
creditos, a qual voce podera ate agora, no inicio da historia, adaptar
para que ela te retorne esses teus ativos e inativos, e assim, ao
modificar ela, voce vai entender o principio da coisa no que diz
respeito as SP's e logo podera desenvolver as tuas proprias SP's (foi
isso que aconteceu comigo...;o).

http://www.firebase.com.br/fb/livro/fbessencial/fr_index.html

(ele esta em promoçao... comprando ele por esses dias, voce ganha de
brinde um mousepad do segundo Firebird Developers Day...o).

[]s
força sempre.
ate +++

--