[firebase-br] Bases grandes

Qui Jul 21 11:28:59 -03 2005

A limitação de tamanho não se dá pelo FireBird, mas sim pelo Formato do
Sistema de Arquivos Utilizado pelo SO.

Sendo assim, Para FAT16 ou FAT32 este limite é de 2GB para Windows 9X e 4GB
para a família NT (NT, 2000, XP e 2003), e de alguns TB para o NTFS (somente
família NT)

Para o Linux pode ser de 2GB para EXT2 rodando em 32 Bits ouVários TB para
EXT2 em modo de 64 Bits (não tem nada a ver com CPU), e vários TB para o
Raiser, como o EXT3 é uma adaptação do EXT2, não sei explicar estes limites,
mas por questões de segurança (e agilidade ao fazer uma cópia com o servidor
fora do ar), eu optaria por dividir os arquivos a cada 1GB.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB (FireBase)
Apucarana - Paraná

----- Original Message -----
From: "Mr.Mothman" <mr.mothman em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, July 21, 2005 11:02 AM
Subject: Re: [firebase-br] Bases grandes

Caros Enio e ALexandre,

  Vamos lá...

> Isso é controlado pelo servidor FB ou é pela aplicação ?
  É controlado pelo FB... Quando você cria um banco de dados, você
pode informar um "prefixo" para o nome dos arquivos que serão criados
sempre que o anterior for preenchido.

> Se entendi bem voce disse que está dividida em varios FILES isso quer
dizer
> que sao varios GDB´s ?
  Não... É um DB dividido em N arquivos.

> Existe algum limite para o tamanho total do arquivo ?
  Não tenho certeza quanto aos limites no Windows pois nunca tive
"coragem" de utilizar Oracle e IB/FB com Windows, mas creio que cada
FILE poderia ter 2GB no Windows e 4Gb no Linux na versão 1.0 do
Firebird.

  Atualmente no FB 1.5 não tenho certeza destes limites.

> Se quiser pode me responder em PVT para nao contaminar a lista
  Vai pra lista... Creio que possa ser interessante pra mais alguém e
também podemos aproveitar e tentar descobrir quais são estes limites e
como esta funcionalidade está hoje em dia...

  Espero ter podido ajudar.

  [ ]'s

  Mr.Mothman