[firebase-br] Erro no D7+DBX+FB que nao ocorre no D6+DBX+FB ?!?!?

oswaldosa oswaldosa em ig.com.br
Qui Jul 21 10:35:19 -03 2005

Olá Amigos

Bom Dia!

Estou desenvolvendo um software (meu primeiro) em FB, escolhi DBX e está
indo a trancos e barrancos, então estou com umas dúvidas cruéis e com um
erro esquisito...

1)O Erro

Estou utilizando um conjunto de SQLQuery+DSP+CDS para acessar uma tabela de
movimentos financeiros, abaixo o transcrito:

// ----
SELECT
   COD_MOV,
   CASE
         when (NOT DATA_PAGTO IS NULL) then DATA_PAGTO
         when (NOT DATA_VCTO IS NULL) then DATA_VCTO
   END AS DT_LANCTO,
  DESCRICAO, VALOR, DATA_PAGTO, TIPO_LCTO
FROM
   MOVIMENTO
WHERE
    ((TIPO_LCTO = 'AP'  AND DATA_VCTO = :DATAREF AND DATA_PAGTO IS NULL)
    OR
    ((TIPO_LCTO='PG' OR TIPO_LCTO = 'AP' ) AND DATA_PAGTO = :DATAREF))
   AND ESTORNADO_EM IS NULL

//----

Este é utilizado em uma DBGrid que mostra no D6 corretamente tudo o que
quero, (CDS e DBGrid com ReadOnly), mas no D7 dá Key Violation !?!?!

// As dúvidas

a) Bom alguem já viu isto? Porque iria dar erro de Key Violation em um
arquivo todo readonly?

b) Estou usando uma série de selects com subselects para criar SALDOS e etc,
é melhor criar StoreProcedures? Sim, porque?

Muito obrigado. E tenham um bom dia!

Grande abraço

Oswaldo dos Santos Araujo
mailto:oswaldosa em ig.com.br