[firebase-br] Re: Firebird/InterBase X PostgreSQL

Cristiano Rebonatto crebonatto em upf.br
Qui Jul 21 08:44:36 -03 2005

Olá !
Tenho liso e ouvido falar muito bem doPostgresSQL8. Parece que a versão
8.0 está muito boa, como um colega da lista falou, está muito parecida
com o Oracle.Com isso, envolve um maior conhecimento no SGDB e nas suas
características do que SQL propriamente dito, pois na maioria dos SGDB
isso é padrão. Acredito que  comunidade Linux, pode te dar mais detalhes
sobre ele. A SQL Magazine Edição 16 traz uma reportagem sobre as novas
caratcerísticas do PostgreSQL 8.0. Eu tenho um "paper" no formato PDF
que baixei da net comparando Bancos de Dados Open Source. Se se você
quiser posso te mandar.
Mas não entendi o porque mudar de Firebird para PostegreSQL.
Quanto ao PHP, é uma linguagem de programação comum como qualquer outra
que na verdade gera códigos HTML, não gera arquivos .EXE,é processada no
servidor e roda num browser (em resumo é isso) .Para desenvolver em PHP
é necessário algum conhecimento de HTML, CCS... Ela é bem limitada no
que diz respeito a Orientação a Objetos.
Um colega da lista postou que teria dúvidas se o PHP aguentaria, eu
diria que tudo vai depender da sua estrutura, física inclusive.Você vai
precisar de um bom servidor (hardware), vai precisar de um Servidor WEB
como o Apache por exemplo.
Acredido que a grande vantagem nisso tudo é a portabilidade.
Eu não investiria no PHP e sim em JAVA.
Sempre é complicado falar que esse ou aquele banco de dados é melhor,
essa ou aquela linguagem é melhor, pois isso envolve "paixão"( li em
alguma mensagem postada na lista sobre passionalidade, acho que foi nas
msgs de distros Linux). Acredito que o melhor banco de dados e a melhor
linguagem é aquela ou aquele que atende as suas necessidades.
Espero ter ajudado.

 Cristiano Rebonatto
 Setor de Análise e Desenvolvimento
 Divisão de Tecnologia da Informação