[firebase-br] Firebird no Debian A/C Otto

Otto ottofuch em terra.com.br
Qua Jul 20 21:29:44 -03 2005

Oi, tudo bem?
Qual IDE de desenvolvimento você me indicaria?
Para aprender Java, no começo, nenhum. Delphi é o IDE, C++ Builder é o IDE,
Visual Basic 6 é o IDE, sem o IDE nestas plataformas não se consegue
aprender nada. E no Java, com as IDEs (JBuilder arg! e pago, Eclipse gratis,
netBeans gratis)  consegue-se aprender usar estas complexas IDEs, mas não se
consegue aprender o que interessa, Java, que é uma coisa muito grande, mas
muito grande mesmo.
As ferramentas que estou usando atualmente?
a) O espaço entre minhas duas orelhas
b) um editor de texto (bloco de notas, KEdit etc)
c) Muitos livros, muitos mesmo. Mas você pode começar com alguns:
Programação Orientada a Objetos com Java - Uma introdução prática usando
BLUEJ;  Java Fundamentos, Swing e JDBC (2a Edição Revisada), de Ivan
Mecenas; Dante Explica JAVA v.5, de Everton Barbosa Gomes. Outras pessoas
vão lhe dar outras sugestões. Não importa, o importante é que a caminhada de
mil quilômetros começa com o primeiro passo. Mas sempre seguindo a teoria do
macaco: o macaco não solta a primeira mão de um galho, até que a segunda mão
tenha segurado o outro galho. E macacos que tem rabo, ainda contam com esta
ferramenta numa emergência. Assim, não largue o Delphi ou o que mais estiver
usando, antes de dominar o Java suficientemente.
[]'s
Otto