[firebase-br] Firebird/InterBase X PostgreSQL

Qua Jul 20 20:27:55 -03 2005

Bom meu amigo, acho que você está numa fria...

Apesar de utilizar o FB e gostar dele, sei que em vários aspectos o
PostgreeSQL é melhor (a recíproca também é verdadeira).

Postgree exige um DBA, e lembra muito a metodologia de trabalho do Oracle,
muitas opções e parâmetros, muitas possibilidades para otimização (e
pessimização, pois é fácil errar alguns parâmetros de configuração), muita
frescura, e etc...

Ele pode ser mais rápido para algumas tarefas, mas também é mais lento para
outras, possui uma gama maior de funções internas (nada que umas boas UDFs
não façam) e possui um protocolo mais leve, o que acaba valendo à pena
quando se conecta pela web. Mas do ponto de vista do PHP, não sei dizer se
ele aguenta um fluxo maior de acessos concorrentes. Pois tenho a impressão
que uma conexão php com o FB é mais rápida do que com o Postgee.

Sei que ele é mais SQL2003 compatível, mas não aceita muita coisa da SQL 99
que o FB tem.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB (FireBase)