[firebase-br] CONEXAO DE DELPHI COM FIREBIRD, QUAL O MELHOR ?

Almir almir74 em gmx.net
Qua Jul 20 16:33:48 -03 2005

*Amigo PHA

Vamos La
*
Multi-camadas bem basico em Delphi voce colocaria os acessos a dados e
as regras de negocio num RemoteDataModule.
Multi-camadas e mais complicado que aplicaçoes Client-Server, pois vove
tera que estudar muito e verificar se e viavel para voce.
Eu mesmo ate o momento nao utilizo.
Mais para facilitar no futuro, voce ja pode separar os componentes de
acesso, em DataModulos.

*R : Neste ponto de vista eu acho que isso so seria viavel pra nao
precisar refazer as triggers e procedures*

Pode ficar no banco, na Camada de acesso ou na camada de negocios, cada caso e um caso, se voce for utilizar varios servidores de bancos de dados diferentes ao mesmo tempo na mesma aplicacao ou distribuir carga, voce deve colocar nas camadas de negocios. Estou falando de regras de negocio e nao integridade referencial.

*R : Eu nunca vou usar mais de um banco de dados, como disse acima eu so citei o lance de separar pra nao precisar reprogramar as triggers e procedures em caso de mudança do banco*

O amigo Francisco disse assim :
" Dê preferência a componentes que permitam acesso unidirecional ao banco e utilize o ClientDataSet (tava demorando né?) como cache e na camada de  apresentação de dados. O importante é você estar sempre pronto para a mudança... que é a única constante na informática. "Como eu faço isso ? Separando os componentes de acesso em DataModulos ou TRemoteDataModulos e usando a dupla TClientDataSet e TDataSetProvider.

*Fazendo desta forma o Data module seria comum a todo o banco ? *