[firebase-br] CONEXAO DE DELPHI COM FIREBIRD, QUAL O MELHOR ?

Pha (TeamFB) lista em pha.com.br
Qua Jul 20 14:28:57 -03 2005

Respostas abaixo.

PHA
Nova Odessa / SP - Brazil
Membro do TeamFB (FireBase)
-----Mensagem original-----
From: Almir almir74 em gmx.net
Date: Wed, 20 Jul 2005 14:34:10 -0300
To: FireBase lista em firebase.com.br
Subject: Re: [firebase-br] CONEXAO DE DELPHI COM FIREBIRD, QUAL O MELHOR ?

> *So 2 detalhes.
> *

> 1) Voce pode ter multi-camadas com qualquer componente de acesso, sao os componentes TDataSetProvider e TClientDataSet que implentam a multi-camadas e nao o DBExpress.
>
> Como funciona o multicamada ?

Multi-camadas bem basico em Delphi voce colocaria os acessos a dados e as regras de negocio num RemoteDataModule.

Multi-camadas e mais complicado que aplicaçoes Client-Server, pois vove tera que estudar muito e verificar se e viavel para voce.

Eu mesmo ate o momento nao utilizo.

Mais para facilitar no futuro, voce ja pode separar os componentes de acesso, em DataModulos.

Pode ficar no banco, na Camada de acesso ou na camada de negocios, cada caso e um caso, se voce for utilizar varios servidores de bancos de dados diferentes ao mesmo tempo na mesma aplicacao ou distribuir carga, voce deve colocar nas camadas de negocios.

Estou falando de regars de negocio e nao integridade referencial.

> [...]
>
> 2) O DBExpress faz acesso nativo aos banco como os demais componentes, ele apenas nao tem alguns recursos que sao especifico de determinado banco.
>
> Se os componentes forem bem configurados, a performance e semelhante aos demais.
>

> O amigo Francisco disse assim :
> " Dê preferência a componentes que permitam acesso unidirecional ao banco e utilize o ClientDataSet (tava demorando né?) como cache e na camada de  apresentação de dados. O importante é você estar sempre pronto para a mudança... que é a única constante na informática. "

Separando os componentes de acesso em DataModulos ou TRemoteDataModulos e usando a dupla TClientDataSet e TDataSetProvider.