[firebase-br] Firebird/InterBase X PostgreSQL

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Qua Jul 20 15:16:06 -03 2005

Olá amigos, sei que andei afastado da lista, mas sempre que posso aqui e ali participo quando posso, parcialmente por andar sumamente ocupado e por ter adoecido estes últimos tempos mas já estou legal.

Amigos estou com o seguinte dilema, o novo diretor de TI da empresa que trabalho está fazendo um monte de mudanças meio malucas e vim pedir auxílioc dentre elas trocar o desenvolvimento com Delphi por puro PHP e aplicações Client/Server de agora por diante terão que ser todas com interface Web, isto é tudo rodando de dentro de um navegador (Argh! modimos!). Mas o que mais me tem incomodado é trocar os InterBases licenciados e os bancos FireBird por PostgreSQL, como eu não sei nada sobre o Postgres gostaria que a lista me ajudasse dando uma base de prós e contras sobre ele só sei que o Postgres tem coisas que o InterBase e o Firebird não têem como  orientação a objetos no banco e parece que outras coisas. Sei que ele é mais complicado para instalar e administrar cheio de frescuras tupo Oracle com tablespaces, schemas etc... Porém eu agradeceria se a lista me mandasse mais conteúdo a respeiro pois eu não gostaria de mudar de banco de dados, toda informação fará parte de um documento de
 caso de estudo comparativo para os dois bancos então me ajudem a não perder meus bancos preferidos obrigado.

Marcelo Fortes.