[firebase-br] CONEXAO DE DELPHI COM FIREBIRD, QUAL O MELHOR ?

Almir almir74 em gmx.net
Qua Jul 20 14:49:42 -03 2005

*Amigo PHA!!*

1) Separe os componentes de acesso ao banco da aplicacao cliente, mesmo que for desenvolver em 2 camadas, desenvolva separadamente.

*E aonde ficariam estes componentes ? e aonde ficará as triggers e procedures ? *

2) Use TClientDataSet com qualquer componente de acesso  que utilizar, aqui na empresa por imposicao utilizamos BDE para acessar o DB2/AS400 e foi o TClientDataSet que salvou o sistema, seria impossivel construir o sistema da forma como foi usando TQuery sem o TClientDataSet.

*OK*

O IBO e fantastico, principalmente no gerenciamento de transacoes e buffers, faz coisas que facilitam muito a vida, mais sao implementacoes que voce nao ira encontrar em outros componentes, sendo assim a sua aplicacao fica muito amarrada a ele, o que torna muito dificil a mudanca para outro componente, nao por causa do IBO, mais por causa de voce, que ira utilizar cada vez mais os recursos dele.
Usando componentes mais simples e com menos recursos, voce acaba se preocupando mais e fazendo as coisa da forma mais Client-Servidor, o que facilita mudancas futuras.
Nao estou dizendo para nao utilizar o IBO, se voce tiver recursos para compra-lo e nao for utilizar outro banco, escolha o IBO.
Se voce nao tiver recursos para compra-lo e nao for utilizar outro banco, escola o MDO.

*Tudo bem , Estou convencido com o Dbexpress!
Mas se eu nao for usar o ibo aonde ficará as triggers e procedures para eu ter uma mudança que nao me atrapalhe?

Grato
Almir
*