[firebase-br] Firebird no Debian A/C Otto

Giovani Benedetti Penha giovani em cooperval.com
Qua Jul 20 13:25:04 -03 2005

Bom cara, não sou o Otto, mas mesmo assim vou meter o bedelho :)

Cara, sua máquina é um tanto quanto limitada. A melhor IDE para Java
open-source sem dúvida é o Eclipse, mas acredito que ficaria bem lento
na sua máquina.

Para Linux, eu recomendaria a distribuição Damn Small Linux (DSL). Como
o próprio nome diz, é uma distribuição muito pequena (50 mb, na verdade)
e leve (parece que roda até em P166). Roda em live-cd e tem a opção de
instalar no HD. É baseada na Debian, então você pode usar o apt-get
install <nomedopacote> para instalar novos componentes/programas.

Agora, quanto a IDE você me pegou. Não conheço nenhuma IDE que rodaria
legal nessa configuração. Inclusive esse é um problema do Java: os
aplicativos consomem muita memória, e como a maioria desses IDEs são
escritos em Java... Uma máquina mínima aí pra rodar uma IDE boa seria um
P4 1,4 GHz com uns 256 de memória (pra rodar descente). No seu caso, ao
invés de uma IDE, seria melhor usar um editor (porém são bem mais
limitados), como o Kate, Emacs ou até mesmo o VI ("modo texto"). Eles
até colorem código, mas não completam, geralmente não tem ajuda
associada, e também geralmente não compilam o código de maneira
associada, ou seja, você tem que compilar "na mão" (javac). Mas possuem
a vantagem de poder serem usados para várias linguagens, não só pra Java.

Se fosse pra Windows, eu te indicaria o JCreator, um editor escrito em
C++ que é quase uma IDE :). E esse é específico pra Java, então compila
junto, completa código, etc. E é bem rápido também. Mas até onde eu sei
só tem pra Windows.

Espero ter indicado alguns caminho pra vc seguir! Agora é pesquisar na
net e descobrir por onde seguir!

[]´s
Giovani Benedetti Penha