[firebase-br] MD5

Felipe Giotto felipe em metasoftware.com.br
Qua Jul 20 12:06:50 -03 2005

MD5 é um algoritmo que efetua um cálculo em cima de um conjunto de
dados, uma string, um arquivo, etc... A partir desses dados, o MD5
retorna um conjunto de 32 caracteres que serve, por exemplo, para
validar esses dados... Muitos programas são disponibilizados para
download na internet juntamente com sua soma MD5... Quando o usuário
termina o download, calcula localmente o MD5 do arquivo, para conferir
se bateu com o do servidor, sabendo se o download foi realizado
corretamente.... Outra utilidade do MD5 é para armazenar senhas em
bancos de dados, já que não pode ser revertido (a partir do MD5, não se
pode chegar ao dado original)... Ele é muito eficiente pois, com
pequenas alterações nos dados de entrada (alterando somente 1 bit dentro
de vários GB de dados), o MD5 retorna um valor totalmente diferente...
Isso já serve de sugestão para o pessoal que não sabe como proteger
senhas dentro de bancos de dados!! :D

Um abraço a todos,

Felipe Giotto ;-)