[firebase-br] CONEXAO DE DELPHI COM FIREBIRD, QUAL O MELHOR ?

Pha (TeamFB) lista em pha.com.br
Qua Jul 20 07:41:34 -03 2005

Se conselho fosse bom, nao era de graca, pode pagar a consulta se quieserem.

Na verdade voce tera que escolher, entre DBExpress, IBO e MDO (ordem alfabetica) em programas para Delphi.

Todos sao bons, voce tera que analisar como quer desenvolver a sua aplicacao e escolher um.

Se possivel:

1) Separe os componentes de acesso ao banco da aplicacao cliente, mesmo que for desenvolver em 2 camadas, desenvolva separadamente.

2) Use TClientDataSet com qualquer componente de acesso  que utilizar, aqui na empresa por imposicao utilizamos BDE para acessar o DB2/AS400 e foi o TClientDataSet que salvou o sistema, seria impossivel construir o sistema da forma como foi usando TQuery sem o TClientDataSet.

O IBO e fantastico, principalmente no gerenciamento de transacoes e buffers, faz coisas que facilitam muito a vida, mais sao implementacoes que voce nao ira encontrar em outros componentes, sendo assim a sua aplicacao fica muito amarrada a ele, o que torna muito dificil a mudanca para outro componente, nao por causa do IBO, mais por causa de voce, que ira utilizar cada vez mais os recursos dele.

Usando componentes mais simples e com menos recursos, voce acaba se preocupando mais e fazendo as coisa da forma mais Client-Servidor, o que facilita mudancas futuras.

Nao estou dizendo para nao utilizar o IBO, se voce tiver recursos para compra-lo e nao for utilizar outro banco, escola o IBO.

Se voce nao tiver recursos para compra-lo e nao for utilizar outro banco, escola o MDO.

Se voce pretende no futuro mudar de componente escolha o DBExpress ou MDO mais utilize TClientDataSet e separe o acesso dos dados da aplicacao.

Tem o FBPlus, mais acho que se voce for comprar um componente de acesso compre logo IBO.

PHA
Nova Odessa / SP - Brazil
Membro do TeamFB (FireBase)