[firebase-br] CONEXAO DE DELPHI COM FIREBIRD, QUAL O MELHOR ?

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Ter Jul 19 11:10:52 -03 2005

O único incoveniente que vejo no IBO é que ele utiliza seus próprios
Datasets e DataSources e estes são incompativeis com diversos
componentes do Delphi e também de terceiros. Sei que ele tem também
possui classes compatíveis com as do Delphi, porém, estas não
implementam as principais vantagens dos componentes IBO.

Baseado nisso a decisão fica nas seguintes questões:

-Vou amarrar meu código com funções que só existem nestes componenetes ?
-Se amanhã, por qualquer motivo, quiser trocar o componente de acesso,
qual será o custo de reescrever todo meu código?
-Se por qualquer motivo eu tiver que trocar o Banco de Dados para algo
que não seja Interbase/FireBird, também terei que reescrever todo meu
código, já que o componente só acessa estes dois bancos e com funções
que não são compatíveis com outros Componentes de acesso a dados ?

Se você está absolutamente certo de que quer *casar* com
IBO/FireBird/Interbase e que serão felizes para sempre, mesmo que amanhã
apareça uma PostGree linda e maravilhosa e te leve pro mau caminho,
então, o IBO é realmente uma grande opção. Do contrário, DbExpress e
Zeos lhe permitem trocar de Banco de Dados e os outros - MDO
principalmente - lhe mantêm compatível com os componentes de acesso a
dados padrões do Delphi, o que também lhe permitiria trocar de Banco de
dados e componentes de acesso, pois tudo estaria amarrado em TDataSets
padrões do delphi.

Eu, particularmente, não sou apaixonado por nenhum BD ou Componente. Uma
vez tive que migrar do Paradox para qualquer outra coisa e desenvolvi
uma paixão e respeito enormes pelo meu trabalho que tive que jogar fora.
  Hoje utilizo DbExpress e estou satisfeito. Que seja eterno enquanto
dure...

Espero contribuir para sua decisão

[]s Eduardo