[firebase-br] CONEXAO DE DELPHI COM FIREBIRD, QUAL O MELHOR ?

Evandro Siqueira vansiqq em oi.com.br
Ter Jul 19 11:08:46 -03 2005

Desculpe, colega, por discordar, mas se a gente for seguir esse seu
raciocínio, então teremos que deixar de utilizar triggers, stored
procedures, generators e determinadas particularidades inerentes ao firebird
pq senão vamos perder a compatibilidade com outros bancos. Da mesma forma
teríamos que criar bancos de dados "pelados" seja  em que servidor fosse,
porquê poderíamos mudar de banco de dados. E baseados nestes princípios,
abriríamos mão das funcionalidades únicas de cada banco de dados em si.

Assim sendo, sugeri ao colega Almir a utilização do IBO, não só por questão
de compatibilidade com o firebird (e frise-se que ele pediu o q achassemos
melhor para o FIREBIRD, e não outro BD) mas porque, depois de um bom tempo
utilizando o ibx, ao testar o IBO na prática eu sinceramente choquei-me com
a superioridade do mesmo na questão de recursos, funcionalidade, facilidade
de utilização, performance e outras coisas que ainda vou descobrir, pq a
ferramenta a cada minuto me surpreende mais.

No entanto se a questão fixar-se unicamente em portabilidade de bancos de
dados, tudo bem: limitemo-nos a criar bancos pelados seja em PostGreSQL,
Firebird, MySQL, Oracle SQL Server ou o que vier e faça-se o acesso via
drivers ODBC, que são fornecidos por todos eles.

[]'s
Evandro Siqueira
Programador
Recife/PE