[firebase-br] CONEXAO DE DELPHI COM FIREBIRD, QUAL O MELHOR ?

Roger Eduardo roger.eduardo em gmail.com
Ter Jul 19 10:55:05 -03 2005

Bom, conexao parece ser como time de futebol: O meu é sempre melhor!!!!

Mas vou meter meu bedelho nessa discursão também.
Se você vai fazer um software que não vá evoluir muito, e não há a mínima
necessidade de trocar de banco no futuro usa uma conexão nativa, IBO detem a
preferencia da maioria.
Agora, e se você precisar trabalhar com MySQL? Access? MSSQLSever? ORACLE?
Ai você pode perder uma ótima oportunidade de negócios por quê você não se
preparou para isso.
Além disso, há algo em comum em todas as metodologias de desenvolvimento:
Reaproveitamento de código.
O grande argumento de quem usa conexão nativa é fato delas serem mais
velozes. E com certeza são, só que quanto elas são mais rápidas? Você vai
precisar dessa velocidade toda?
Por exemplo, eu uso firebird e faço acesso com DBExpress, fiz uma consulta
para retornar todos os registros de uma tabela, em menos de 1 segundo a
consulta me retornou 12mil registros. Ai eu faço a pergunta, preciso de mais
velocidade do que isso?
Analise bem, se seu projeto não for evoluir muito, use conexao nativa, IBO
tem maior aprovação, senão use algo que te da liberdade de trocar de base
dados no futuro, sem modificar todo seu método de acesso.
Um abraço