[firebase-br] Caracter Curinga para SQL

Wilmar Francisco Melniski wilmarfm em yahoo.com.br
Ter Jul 19 01:28:15 -03 2005

Bom dia Srs.,

Em primeiro lugar, gostaria de dar parabéns às pessoas desta lista pela sua presteza em ajudar nas dúvidas.Trata-se de pessoas de boa vontade e conhecimento. E são poucos os que hoje não são egoístas. Um dia também também espero saber e pode ajudar aos demais.

Bom, minha dúvida é simples. Uso o caracter "%" associado à instrução  like como coringa para um ou mais caracteres de um campo em uma consulta.

Ex. ... where nome like 'João%' ...

Qual é o caracter, se existe, para substituir somente uma letra. Por exemplo, se não sei se uma palavra foi escrita com acento ou não, poderia colocar este caracter no lugar da letra a qual estou em dúvida se foi ou não acentuada.

Ex.  Em ... nome like 'Jo?o %'. ... eu pegaria todos os "João" com ou sem acento.

Agradeço a ajuda,
Wilmar.